
O Jardim Vertical na
Qualidade de Vida
Ecologia e estética, a sustentabilidade é cada vez mais reconhecida e incentivada.
Construir cidades com arquiteturas inteligentes é a tônica do desafio em tempos de aquecimento global. No resgate da integração do ser humano com a natureza passamos pela abordagem interdisciplinar no complexo desafio que pede criatividade e inovação. O verde transmite vida, tranqüilidade. Os jardins verticais são peças integrantes da confluência entre a arquitetura, botânica e a arte na qualidade de vida urbana.
Benefícios
Um projeto bem elaborado é essencial para que se tenha verdadeiramente uma parede viva saudável e durável com todos os seus benefícios e beleza.
As Paredes Vivas melhoram a qualidade do ar, promovem maior bloqueio de ruídos, melhoram o isolamento térmico. Protegem a fachada dos imóveis contra o sol, ventos e auxiliam a drenagem de água da chuva. Tendem a aumentarem a circulação de pedestres em áreas comerciais. Diminuem os efeitos climáticos dos 'bolsões de calor', chegando a amenizar a temperatura em até seis graus.
A seleção das espécies de acordo com o clima do local, sol ou em áreas cobertas com auxílio de luminárias, temperatura, umidade e ventos, são fatores determinantes para o sucesso de um projeto. Nossos projetos primam pela ecologia e pela funcionalidade dos jardins.
Manutenção
A manutenção dos Jardins Verticais são relativamente fácil, porém requerem atenção permanente na poda, limpeza de folhas secas e galhos, remoção e reposição de plantas por envelhecimento natural, limpeza de calhas e regulagem geral dos sistemas.
Podemos utilizar a sofisticada e eficiente irrigação “inteligente” automatizada com temporizador eletrônico, inclusive com acesso por controle remoto via wi-fi. Isto trás conforto e confiabilidade ao proprietário que pode se ausentar para realizar viagens com tranqüilidade e sem provocar o desperdício de água, onde o excesso pode enfraquecer os nutrientes no substrato.
Trabalhar com os nutrientes (micro e macro) adequados, fruto de pesquisas tecnológicas e científicações atualizadas, a partir de matéria orgânica. Disponibilizar exatamente o que o plantel precisa por espécies, com absorção lenta ou imediata, em longo e curto prazo, na recuperação de estresse por fatores abióticos, por exemplo aqueles que podem ocorrer por excesso de sol, chuvas, asfixia da raiz, etc.
Sustentabilidade
É fator de sustentabilidade a economia de água, ao disponibilizar a medida exata para as plantas e é mais eficiente com a adubação automática "homeopática".
Os Jardins verticais aproveitam espaços ociosos, melhoram a eficiência energética nas edificações ao diminuir a necessidade de refrigeração e ainda melhoraram o nível da qualidade do ar ambiente.
Transformar o gás carbônico em oxigênio renovando o ar que respiramos é a missão mais nobre e conhecida das plantas. Estudos apontam plantas ornamentais que purificam o ar em ambientes fechados deixando-os arejados e limpos. São capazes de neutralizar a toxicidade do ar conforme aponta o pesquisador Bill Wolverton, especializado em química, microbiologia, bioquímica, biologia marinha e engenharia ambiental, famoso por conduzir o estudo do Ar Limpo da NASA com a finalidade de melhorar o ar que os astronautas respiravam nas cápsulas. Ao trazer para o nosso dia a dia algumas espécies foram eleitas com papel ainda maior, tais como crisântemo, jiboia, hera, lírio-da-paz, dracena, samambaia, antúrio, gérbera entre outras são eficientes despoluidoras.
Elas são aliadas para ambientes fechados e pouco arejados que sofrem com a poluição provocada por TV, computador, som, tintas, vernizes, substâncias usadas nos móveis, carpetes, adornos, objetos de plástico e fibras sintéticas, aglomerados de madeira, cigarro, velas, incensos, chaminés de lareira, produtos de limpeza, esmaltes, tratamentos de cabelo, gás de cozinha, pintura do imóvel… A lista é extensa e tudo isso pode provocar dor de cabeça, irritação da pele, dos olhos, do nariz, garganta e muitas outras alergias. As plantas auxiliam na saúde e na beleza da decoração. Muitos paisagistas afirmam que as plantas contribuem na energia da casa e dos moradores. A sustentabilidade proporciona que as pessoas possam ter uma vida saudável, produtiva e agradável.
Certificação LEED, o Selo Verde de sustentabilidade
A lista dos benefícios ao cobrirmos uma parede com plantas é extensa, muito além da estética e da valorização dos imóveis. Com a conquista da certificação LEED, que funciona para todos os edifícios, e pode ser aplicado a qualquer momento, somando pontos a partir de pré-requisitos (práticas obrigatórias) e créditos (recomendações) que na medida que atendidos, garantem pontuação à edificação. Os jardins verticais participam na conquista de créditos para a sua certificação. É possível definir “edifícios verdes".